PORTFÓLIO

► CineVia

Primeiro cineclube em Viana. O CineVia utiliza a prática cineclubista como ferramenta de e para transformação pessoal e social. Realizamos exibição e divulgação de obras audiovisuais produzidas ou não pelo Coletivo Formate, buscando incentivar a apreciação crítica e discussão de obras audiovisuais.

Em junho de 2012, esse projeto foi aprovado no edital do Rede Cultura Jovem e, em julho de 2014, no edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/ES) para desenvolvimento e manutenção de cineclubismo.

No primeiro ano, realizamos sessões itinerantes pelo município de Viana. Entre outubro de 2013 e agosto de 2014, fixamos as atividades na Estação Ferroviária de Viana, com sessões ao ar livre todas as terças-feiras. Atualmente, as sessões do CineVia são esporádicas.



► Cineclube Terra Mãe

Inaugurado em 22 de setembro de 2014, este cineclube funciona em Piapitangui (zona rural de Viana). A proposta da atividade é apresentar filmes com temática ambiental direcionados à comunidade agrária e trabalhadores rurais da região. Sua proposta para manutenção foi aprovada no edital da Secult/ES de 2015.

► Cine Santa Clara

O projeto deste cineclube foi aprovado em julho de 2014 para o edital da Secult/ES para seleção de projetos de valorização da diversidade cultural capixaba, tendo sido inaugurado em 24 de janeiro de 2015. Voltado às crianças entre dois e dez anos de idade, sem excluir outros públicos, o CSC é uma opção de cultura e lazer para as famílias do Assentamento Santa Clara e comunidades vizinhas.

► Ecoteca

Criada em 2015, através da aprovação no edital da Secult/ES para seleção de projetos culturais, esta biblioteca ecológica pretende incentivar e estimular o interesse infanto-juvenil pela leitura, a partir das práticas em educação ambiental. Voltado para crianças e adolescentes de baixa renda e residentes na zona rural vianense, a Ecoteca fica localizada no Assentamento Santa Clara.

Foram promovidos 11 encontros até setembro de 2016, com atividades de roda de leitura, contação de histórias, exibição de vídeos educativos, plantio de mudas, oficinas de pintura orgânica, de papel reciclado, de pipas, de canecas de bambu e de fanzine, além de uma visita ao Parque Natural Municipal do Morro da Manteigueira (Vila Velha).

Em dezembro de 2017, o projeto recebeu o 1º lugar da categoria “Experiências de Sucesso – Rural” do Prêmio Ecologia, concedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). A premiação reconhece pesquisas, projetos, atividades e obras que se destacaram na área socioambiental capixaba.

Comentários
0 Comentários