3 de outubro de 2017

Encontro reúne guardiões da bacia do Rio Jucu

Foto: Facebook Tietê Vivo
Após um ano de início no Espírito Santo do projeto "Observando os Rios", a Fundação SOS Mata Atlântica reuniu representantes dos grupos de monitoramento local. O Coletivo Formate participou do encontro, realizado no dia 30 de setembro, no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Rota das Garças, em Viana.

Na ocasião, foi apresentado o balanço dos dados coletados, em nível nacional e local, e os guardiões da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu puderam compartilhar suas experiências e questionamentos sobre o projeto, e também refletir sobre o cenário ideal dos recursos hídricos e quais os caminhos para se chegar ao mesmo.

Veja mais fotos clicando aqui.

Rio Formate, em Piapitangui. Foto: Linda de Abreu
O “Observando os Rios” consiste na capacitação de voluntários para que estes possam coletar e analisar a água em rios, córregos e lagos. Os grupos de monitoramento, mensalmente, analisam a água com um kit desenvolvido especialmente para o projeto e os resultados são reunidos em um banco de dados disponibilizado na internet. O banco de dados pode ser acessado em http://sosobservando.znc.com.br/. O Coletivo Formate realiza o monitoramento do Rio Formate (afluente do Jucu), em um ponto em Piapitangui.

A iniciativa surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê. Nascia o projeto Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e configura uma ferramenta importante de acompanhamento do projeto de despoluição do rio. Para agregar outras bacias hidrográficas, o mesmo foi ampliado e passou a se chamar “Observando os Rios”.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...